sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Em circulação.


                                        Circo de quintal




                                                 Release

Espetáculo construído a partir de gags tradicionais de circo apresentados em formas de paródias de números circenses. Tão antiga quanto a própria história do circo e antes dos palhaços se firmarem no picadeiro como dupla, as paródias de circo já eram realizadas introduzindo nos circos eqüestres a figura do personagem cômico agindo as avessas, introduzindo o riso, aliviando as tensões e desmistificando o grau de dificuldades de alguns números de montarias.
Quando os saltimbancos vieram a participar dos espetáculos circences, introduziram nela as acrobacias, os equilibrismos, os jogos de malabares, números com fogo, etc... O anterior intento cômico, aplicado a montaria, estendeu-se as demais atrações ampliando um grande leque de possibilidades para os cômicos, clowns ou palhaços.
Essas parodias naquele tempo - ao contrário das entradas, esquetes e reprises apresentadas até hoje- tratava de cenas mais enxutas, mudas ou não necessariamente ,enfatizando sobremaneira o ar desajeitado de um artista que não consegue realizar a contento suas proezas, provando o ridículo e extraindo daí o riso.
O resultado final dessa sátira não seria ridicularizar e menosprezar tais números, mas desmitificar nelas o que era envolto em segredos, truques e magias, revelar o obvio e ou em alguns casos fazer o contrário, transformar o óbvio em algo sublime e encantador.
Enfim, as parodias serviam como um instrumento de contraponto, que ligava o impossível com o possível, o real e o fantástico, o sublime e o grotesco, de forma a deixar fluir sentimentos de ingenuidade, sensibilidade e sonho.
Quem comandava tudo isso era e ainda é o palhaço, o único capaz de passear de maneira grotesca e exagerada entre o sério e o visível, o trágico e o cômico, o choro da morte e o riso da vida, enfim, provocar nas pessoas o riso, mas não o riso que envolve preconceito, falta de moral ou maldade, que aprisiona, mais um riso que cura, que liberta a alma.
Se o circo é a metáfora da vida, o palhaço é a alma dessa vida, afinal não é por acaso que dizem que o palhaço é a alma do circo.


                                                     Sinopse
O O Palhaço Popó tenta de todas as formas garantir o espetáculo de seu circo , entretanto, o que pode fazer sendo que o único artista é ele mesmo. O  Circo de Quintal traz as tentativas atrapalhadas de um palhaço em manter o seu Circo de um palhaço só , inspirado nas armas infáliveis do mundo do circo , magia e encanto, e governado  pela estranha lógica de sua imaginação coloca em cena um divertido jogo , para isso se apropia de mágicas , bonecos , malabarismos , enfim , faz paródias de números clássicos de circo surgindo daí um divertido espetáculo.
A forma não convencional do palhaço  ver o mundo e as coisas a sua volta faz de o  Circo de Quintal um convite ao lúdico  que tem como proposta aguçar a percepção , a sensibilidade e a emoção. É dirversão para todas as idades.


                                  Ficha Técnica
Direção:Paulo Souza e Vagner Silva
Roteiro:Vagner Silva
Orientação: Flavio Lanças e Maira Rebeque de Machado
Preparação Corporal: Cibelle Cremon
Desenho de Luz: Paulo Souza
Trilha Musical: Montagem - Vagner Silva e Paulo Souza
Operação de Som e Luz: Paulo Souza
Pesquisa e Composição Musical: Marcos Tinareli e Palhaço Popó
Bonecos, Figurinos e Adereços:Vagner Silva e Fátima da Silva Ferreira
Cenografia: Vagner Silva
Fotos: Edwilson Ferreira(Beto)
Programação Visual: Tiago Junqueira e Fabrício Matos
Direção Geral: Vagner Silva                                                                                                                             
                        

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